“Eu sou a favor da vida”. Sempre

A Veja dessa semana deu espaço a alguns números característicos do trânsito brasileiro: o índice de mortalidade em acidentes com motos aumentou 9 vezes nos últimos 15 anos - sendo 145.000 vítimas somente em 2010. Na mesma nota, o ministro da Saúde prometeu uma campanha educativa, em rádio e TV, orçada em R$ 12.000.000,00.

A nos fiarmos na mortalidade crescente, as campanhas dos últimos 15 anos não resolveram. Talvez estejam atribuindo aos publicitários uma missão que requer políticas públicas melhor planejadas e coordenadas. Não há dúvida de que a propaganda seja um precioso instrumento de apoio – a própria Todos Nós já criou e produziu diversas campanhas visando a educação no trânsito, algumas baseadas em contundentes testemunhais, como o da bela e corajosa Ana Paula, que você vê abaixo (mais filmes em nosso portfolio):

Mas é essencial que, em paralelo, operações de trânsito efetivas estejam em curso, com preparação e orçamento à altura da gravidade do problema que é o trânsito no Brasil.  A campanha educativa é um suporte. Colocá-la como carro-chefe de uma estratégia federal para reduzir o número de acidentes é pouco provável que funcione. Basta ver os números. Eles estão aí para isso.

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Os pontos altos do panorama

A Super Rádio Tupi tem deixado bem claro no horizonte da mídia a pluralidade dos seus números. O amplo espectro de horários e períodos em que ela detém a liderança é explorado no anúncio veiculado na edição especial do Meio & Mensagem, dedicado ao Rio de Janeiro. A peça, criada pela Todos Nós, valoriza o recorte da cadeia de montanhas e utiliza os pontos mais altos e emblemáticos – Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, Corcovado e Sumaré – para desenhar a linha de supremacia da emissora. A líder vê o Rio de cima. Privilegiada.

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4.000 ônibus e pesquisa qualificada

A Plurex reafirma o seu protagonismo no cenário carioca (e fluminense) de mídia externa marcando presença na edição especial do Meio & Mensagem que celebra o Rio de Janeiro. O anúncio, criado pela Todos Nós, estréia no mercado publicitário o slogan da nova campanha da empresa, “Publicidade em ônibus: todo mundo vê, todo mundo compra”. E não só: é dado também importante destaque, no texto da peça, ao fato da empresa ser a única do segmento que conta com o suporte técnico da pesquisa Datafolha Cidades. Disponibilidade de frota e base estatística suficientes para que a Plurex seja programada em todos os planos de mídia que queiram causar impacto, nesses próximos anos, naquele que será o centro dos acontecimentos no mundo – o Rio de Janeiro.


 

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Uma instituição como poucas

O atingimento da marca de 184 anos de circulação ininterrupta do Jornal do Commercio é celebrado em anúncio de meia página, veiculado nesse fim-de-semana e também hoje, segunda-feira. Poucas instituições brasileiras podem se orgulhar de uma trajetória com esta dimensão. A Todos Nós se sente honrada em criar para essa lenda do jornalismo, que subsiste, vitoriosa, de Pierre Plancher até os dias atuais. Parabéns ao JC. Para quem desejamos muitos séculos de vida.

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Agora até o ET já sabe

Com a conquista da Copa Brasil e a atual liderança do campeonato, o moral do time de São Januário anda tão em alta que um amigo vascaíno, o Vítor, se divertia ontem afirmando que, no meio da recente reunião envolvendo Obama, Dilma e o staff de ambos, baixou no pedaço uma nave extraterrestre. Na versão dele, um ET, ao sair do bólido, quis saber quem era o líder – e a Hillary Clinton respondeu, de bate-pronto: “O Vasco”… Noves fora a entusiasmada euforia, vale frisar que o time da cruz de malta está bem na foto e, como destaca a chamada de hoje da Super Tupi nos jornais do Rio, vencendo o Coringão (o decantado ex-líder), ficará 5 pontos à frente do rival paulista e em uma posição cada vez mais interessante para quem pretende levantar o caneco. Fato é que, para a Todos Nós, é um indisfarçável prazer a rotina publicitário/jornalística na divulgação das transmissões da Tupi. A comunicação fica viva, dá mais brilho à marca e deixa a galera ligada.

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Puxando a brasa pra sardinha

Com o pega-pra-capar entre Rio e São Paulo no Brasileirão, cada um puxa a brasa para a sua sardinha. O Rio diz que está derrotando São Paulo. SP diz que o Rio não está com essa bola toda. O bom é que a disputa ferve, os estádios enchem, o PPV vende mais e a briga pela audiência se dissemina na mídia. Cada anunciante vende seu peixe da melhor maneira que pode – ou com a melhor agência do pedaço. Tem sido bom e tem dado visibilidade e repercussão. E, lógico, o blog da Todos Nós puxa a brasa para a sardinha da Super Tupi. É líder, manda bem e só tem craque.

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Extra! Extra!

Você já deve ter reparado em cenas (obrigatórias, nos antigos filmes P&B de Hollywood) onde o protagonista, andando pela rua, escuta os berros do jornaleiro gritando “Extra! Extra!”, com a manchete do jornal, também gritada, surpreendendo o personagem – por conta de algum assassinato inesperado, de um roubo acontecido ou de um suspeito enfim preso. Essa cena, que habita o nosso imaginário desde a mais tenra infância, ilustra a homenagem prestada pelo Jornal do Commercio aos jornaleiros do Brasil. O texto do anúncio criado pela Todos Nós remete também à típica banca de jornais, tradicionalmente dona do latifúndio das esquinas mais movimentadas. E enfatiza a importância dos jornaleiros na trajetória vitoriosa de uma publicação que completa amanhã 184 anos de circulação.

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O Rio é a grande festa do futebol

Campeonato Brasileiro, Superclássico, Copa Sul-Americana… os jogos vão se sucedendo ao longo da semana e a Super Rádio Tupi não deixa de cobrir nenhum dos grandes eventos do futebol. Logo mais à noite a emissora estará no Engenhão fazendo a transmissão de Botafogo x Santa Fé. O padrão gráfico dos anúncios muda para essa disputa – mas não muda o padrão da liderança. É a Tupi na frente, em mais um compromisso internacional. No de ontem, contra os argentinos, deu Brasil, 2×0, com direito a show e emoção. Um resultado que é a cara da Tupi.

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Empolgando o público

Desconhecemos a nomenclatura da mídia estrategicamente situada. Não importa. O que vale é o sucesso feito perante o público alvo. À primeira vista, parece que todos os consumidores querem chegar na frente para disputar o novo lançamento do anunciante traseiro. Curiosamente, as expressões são pouco amistosas (talvez não houvesse quantidade suficiente de brindes para atender a demanda). Sabe-se lá. O flagrante foi feito no dia 25, em Niterói, pelo jornalista Ricardo Baresi. Pode ter sido também uma distribuição de meias somente com o pé esquerdo, e a galera, entusiasmada, partiu em busca do outro pé. Fica a dúvida: o pessoal que estampa o anúncio deu ou levou?

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Superclássico nas ondas da Super Tupi

A Seleção Brasileira decide hoje contra o escrete argentino quem fica com a taça da rediviva Copa Roca, agora renomeada “Superclássico”. Ambos os times jogam com a prata da casa e a torcida paraense promete fazer a diferença. Os ouvintes têm feito a diferença a favor da Super Rádio Tupi: na média das 6 às 19hs, a emissora tem 25 mil mais ouvintes do que a sua concorrente direta, a Rádio Globo. O anúncio acima, veiculado hoje nos jornais O Dia e Marca, chama o público carioca para mais uma transmissão da Tupi. A galera vai ligar o radinho, seja em 1280 AM ou 96,5 FM.

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Essa vale a pena lembrar. E comparar

As agências de propaganda, de um modo geral, se sentem gratificadas quando têm a oportunidade de criar em prol de causas que sejam relevantes para a sociedade. O respeito no trânsito é certamente uma delas – se já era em 9 de abril de 2002, data do anúncio acima, de 11 colunas, criado para a Companhia Petropolitana de Trânsito, é muito mais agora. A campanha foi sucesso local, com muitos desdobramentos, e repercutiu muito tempo após o período de exibição. Mas talvez não nos lembrássemos dela agora, nove anos depois, não fosse…

… essa nova campanha da paulistana Z+ para o grupo Hyundai Caoa, veiculada nesse último fim de semana (24 e 25/9) no jornal O Globo e na revista Veja. O recurso da faixa como núcleo visual nas duas peças chama a atenção (em uma ela é a essência do anúncio, comparando a faixa de trânsito a um código de barras; na outra, apenas um elemento gráfico). Coincidências. O site da antiga agência da CPT (esse aqui da Todos Nós, onde você está navegando) é despojado, clean, com domínio do branco. O da atual agência da marca coreana também. + coincidências. Legal. Desejamos boa sorte à Z+ e ao grupo Caoa (com o ataque do novo IPI asiático, é sempre bom ter sorte). E viva as coincidências. Fazem parte do negócio da publicidade.

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Na Tupi as estrelas dão as boas-vindas

Um belo trabalho de valorização da equipe de comunicadores é cuidadosamente conduzido pela direção da emissora. Para dar a eles um status à altura da sua importância para o público carioca, a Super Rádio Tupi instituiu na recepção da sua sede um “Hall da Fama”, com as imagens de cada um dos comunicadores, recortadas contra a perspectiva reticulada da cidade. Agora, com a campanha dos backbuses, que vem tendo enorme repercussão, painéis reproduzindo cada um dos astros – em seus respectivos “cockpits” – foram instalados no saguão dos elevadores. Fantástico exemplo de como prestigiar uma equipe de trabalho. A liderança, absoluta no Rio, não é à toa.

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Líder no domingo. Como nos outros dias

A boa fase dos clubes cariocas nesse campeonato tem permitido à Tupi estampar nas chamadas o substantivo que melhor representa a emissora: Líder. Com uma média de audiência que a mantém no topo da preferência dos cariocas – 237 mil ouvintes por minuto -, a Super Rádio Tupi lidera ao longo de praticamente toda a programação. Aos domingos, dia onde o futebol é a estrela da transmissão, não é diferente: de 12 às 19h, a Tupi atinge a média de 159 mil ouvintes por minuto, contra 116 mil da concorrente Globo. Números muito bons, que certamente servirão de inspiração para que após a rodada desse domingo o Rio de Janeiro permaneça na liderança do Brasileirão.

Em tempo: ontem o Coelho tentou dar um migué e sair sem pagar, mas não adiantou. Como você vê acima, na capa do Marca de hoje, o Mequinha de Minas teve mesmo que pagar o pato, dois minutos antes do apagar das luzes…

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Já está na pista o rock do urubu

Em pleno fim de semana de Rock in Rio, o urubu resolveu tirar o coelho pra dançar: para o Flamengo, há 10 partidas sem vencer, não poderia haver adversário mais conveniente do que enfrentar em casa o lanterna do campeonato. A Super Rádio Tupi aproveitou a deixa e convidou o público carioca para a transmissão, onde a conta já está definida e o América mineiro, conhecido como Coelho, foi estimulado a pagá-la. Porém, sem Ronaldinho Gaúcho, suspenso, a tarefa pode não ser tão simples. Por isso, hoje, no Engenhão, há um pequeno risco de calote – e nessa confraternização esquisita de pato, coelho e urubu, o mico não será nem um pouco bem vindo…

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