Bruno Ludovico, da Ocean One, foi o vencedor da promoção “Jogo de Marcas”, divulgada aqui há duas semanas. Na tarde fria de ontem, segunda-feira, o especialista na identificação de marcas compareceu à Todos Nós e recebeu a camisa número 10, tradicionalmente exclusiva dos grandes craques. Rubronegro, já adiantou que a estréia da nova camisa vai ser na próxima pelada, em performance à la RG 10 (o atual ídolo Ronaldinho Gaúcho). Torcemos para que Bruno faça realmente muitos gols com o “manto” negro. Essa camisa 10 da Todos Nós costuma dar sorte. Muita sorte.
“Tem uns caras tirando o painel da Tupi”
Aconteceu semana passada. Ouvinte da Super Rádio Tupi, preocupado, avisou ao Apolinho: “Manda alguém da emissora correr lá na Central que tem uns caras arrancando o painel da Tupi!” Para nossa sorte, era alarme falso. Mais do que isso, era a confirmação da repercussão esperada: conquistar a atenção do público transformando painéis estáticos em ações reais e provocando percepção de movimento. O conceito vem sendo empregado em diversas regiões com alta concentração de passantes no Rio de Janeiro, sempre destacando a logomarca da Super Rádio Tupi. O objetivo da emissora vem sendo atingido, com share-of-mind crescente e audiência em ascensão. O foco da estratégia de comunicação é impactar o público de forma surpreendente e gerar contato reiterado com a marca. Lugar comum, nessa campanha, não tem vez.
Zebra entediada em atuação pífia
Tupi vai com o Brasil na Copa América
Os hermanos, grandes favoritos, não tiveram um bom início de Copa América, na última sexta-feira. Sem querer dar chance à zebra, o escrete brasileiro estreia hoje e a Super Rádio Tupi está em solo portenho, para levar aos cariocas os detalhes do que acontece em campo – e que muitas vezes passam desapercebidos para as emissoras de TV. Luiz Penido e Washington Rodrigues farão a transmissão, com Wagner Menezes na beira do gramado. O jogo inaugura um novo layout para os anúncios da rádio, exclusivo para a Copa América: ufanisticamente patriótico. Afinal de contas, é o Brasil em campo.
Rio ensolarado, Nativa por todo lado
Sábado de sol no Rio de Janeiro, praias lotadas, trânsito intenso. Os carros da Real com a publicidade da Nativa FM permanecem atraindo a atenção nas ruas da cidade. Com uma vigorosa exposição de marca no último bimestre, a emissora ganhou visibilidade e reforçou a lembrança do novo dial. A frequência foi trocada há justos dois anos – deixando a popular 96,5 para a menos conhecida 103,7 – e um dos primeiros desafios foi a migração da base de ouvintes para a nova frequência. Uma transição bem sucedida.
Hora de abrir a caixa de ferramentas
Concluindo o flight de prospecção no nicho de cursos de idiomas, a Todos Nós disparou essa semana o terceiro e último webmail sobre o tema. A perspectiva agora é analisar os prazos e possibilidades – visando aproveitar a sazonalidade do segmento – para a formação de parcerias. O mercado é competitivo e a expectativa é que permaneça em ampliação. Os estabelecimentos que melhor souberem se valer das ferramentas do marketing certamente se porão à frente dos demais.
Um bom resultado atrás do outro
Os times do Rio deslancharam de vez e as chamadas divulgando as transmissões da Tupi, sempre otimistas, têm sido corroboradas por placares extremamente favoráveis. Mais uma vez os cariocas conquistaram vitórias importantes – e fora de casa (Botafogo 2 x 0 São Paulo e Flamengo 3 x 2 América MG). Com isso eles permanecem no grupo que está à frente no campeonato e, batendo recordes, a Super Rádio Tupi permanece líder. Hoje o público do Rio vai estar de ouvido coladinho no rádio, escutando a narração do Penido e torcendo pela vitória tricolor. Tupi, a Pé Quente, vai estar junto com a torcida. Vamos torcer.
Polêmica interna muda título de anúncio
O título do anúncio chamando para a transmissão do jogo entre Botafogo e São Paulo despertou polêmica dentro da própria agência. Bem, “polêmica” é forma de dizer. A chamada inicialmente concebida foi alvo do mais escancarado repúdio – notadamente por parte do público feminino. Ninguém nessa hora deu a menor chance para a irreverência. Diante disso, a criação enviou duas sugestões diferentes para a aprovação do cliente, que, pela mesma razão, optou pela alternativa politicamente correta – a que foi publicada hoje nos jornais cariocas Marca e O Dia. Preferiu-se a simpática à outra, que tinha mesmo toda cara de que ia dar problema. Melhor assim. Certos criativos têm que ser tratados no cabresto curto.
Tuítes que circulam no centro do Rio
Para divulgar no mercado carioca o novo site da agência, a Todos Nós apostou em ações de mídia externa como suporte às etapas de webmail e below-the-line. Optando por linhas que trafeguem pelo centro da cidade – um privilegiado ponto de convergência-, foram colados adesivos com frases diferentes em cada um dos carros. Os textos reproduzem a linguagem dos tweets – expondo a interação da agência com as redes sociais e simultaneamente convidando à visitação. O busdoor flagrado acima faz blague com nosso próprio site, dizendo que “ficou quase sem nada, mas tá bom”. O fato é que o visual clean age em contraposição à avalanche de conteúdo com que lidamos diariamente, na rede e fora dela.
Apagão virou anúncio de oportunidade
Há dez anos o Brasil vivia a crise de energia elétrica que ficou conhecida como o “apagão”. A publicidade, sempre oportunista, não perdeu chance de explorar o fato: algumas vezes de forma mais irreverente, em outras de maneira mais comedida, mas procurando jogar luz sobre o tema e potencializar a visibilidade dos anunciantes. A peça criada então pela Todos Nós para a Queiroz Galvão destacou a presença do grupo na construção de novas hidrelétricas e, sem se referir diretamente à questão, pôs no subtítulo: “Nós dedicamos toda a nossa energia. Para que o Brasil tenha toda a energia que precisa.”
Boa de público e pé quente
A torcida de todos os cariocas (cada um por sua vez, naturalmente) é para que as chamadas criadas pela Todos Nós para os anúncios da Super Rádio Tupi se concretizem – porque a expectativa da emissora é sempre de um bom resultado para os times do Rio. Ontem, sábado, o urubu, de fato, deixou o galo absolutamente depenado: 4×1; e hoje, contra os gaúchos, o Botafogo confirmou a “escrita” da Tupi e ganhou os 3 pontos em casa, batendo o Grêmio por 2×1. Ou seja: além de líder da audiência, a Super Tupi ainda é pé quente.
Preferência que se traduz em audiência
Dando continuidade à série de peças chamando para as transmissões esportivas, a Super Rádio Tupi está nesse sábado em dois dos principais jornais do Rio de Janeiro: O Dia e o Marca. O jogo é importante para a recuperação do Flamengo, que vem tendo o seu principal jogador – Ronadinho Gaúcho – questionado. A Todos Nós permanece assinando os anúncios com o bordão “Você ouve, a gente lidera”, que sintetiza o excepcional momento vivido pela emissora: preferência popular e liderança no Ibope.
Liderança de longa data
A edição especial do Meio & Mensagem dessa semana, dedicada ao profissional de mídia, contou com a presença da Super Rádio Tupi. A publicação - a mais lida do setor, com 81,7% de leitura entre os 300 maiores anunciantes do país (segundo pesquisa divulgada pelo próprio M&M) – é estratégica para o posicionamento da emissora perante o trade. A peça criada pela Todos Nós reporta à estética dos anos 50/60 e alude à longa permanência da Tupi na liderança, com ênfase nos números atuais. Ao fundo, rádio-vitrola Philips Stereo pés-de-palito. Há coisas que marcam época. Outras são para sempre.
Onde Tio Sam é bem-vindo
Agência não esmorece no propósito de incluir em sua carteira um curso de inglês. É uma conta dinâmica, sazonal, onde as ações têm efeito rápido e incontroverso: se a campanha é boa, o resultado aparece. O webmail acima foi disparado na ação de prospecção dessa semana, para alguns poucos nomes – e não há nada ainda de conclusivo. Por isso, voltamos a afirmar: matrículas abertas.