O Campeonato Brasileiro mal completa dez rodadas e já é assunto em toda a cidade. Quem tem contribuído muito para essa verdadeira coqueluche é a Super Rádio Tupi. A emissora inovou ao transmitir todos os jogos dos clubes cariocas da Série A, mesmo que aconteçam simultaneamente – e o segredo para isso está nas transmissões pela internet. Ou seja: o emprego da tecnologia, o forte cast de profissionais e o contato ininterrupto com a população carioca (vide imagem acima) dão pistas de porque ela é líder absoluta de mercado. Em tempo: o ibope de junho registrou crescimento da Tupi no total de ouvintes por minuto e um aumento da distância para a segunda colocada. Não é à toa.
Campanha “Tradição” retorna à mídia
A campanha “Tradição”, criada pela Todos Nós para o Jornal do Commercio em fevereiro desse ano, deverá ter um segundo flight no segundo semestre, já com foco na comemoração dos 184 anos do jornal. A primeira etapa foi composta por 14 peças para mídia impressa e 5 para mídia online. A peça acima – a meia página de lançamento da campanha – foi veiculada, com variacões de mídia e formato, no Meio & Mensagem e no próprio Jornal do Commercio, incluindo a edição eletrônica.
Made in Brazil mesmo é goleada
A chamada do anúncio reflete o espírito da nação. A hora é do aviário mostrar o jogo, com um futebol com a marca registrada do Brasil, como o legitimamente nacional vinho Salton, em oferta a R$ 9,75, como você percebe acima, à esquerda. A expectativa canarinho é que o jogo transcorra bem, logo depois do almoço, e que o vinho brasileiro não termine em ressaca. A Super Rádio Tupi traz essa partida decisiva na narração emocionante de Luiz Penido e com os comentários precisos do Apolinho. Verifique, na capa do Marca, no centro e abaixo, a vitória do Vasco. É a Tupi dando sorte – como sempre – ao principal time da transmissão.
Adendo pós-jogo: O pato que ruge saiu laqueado; o “made in Brazil” era de Foz do Iguaçu; o escrete bateu recorde histórico, com 120 minutos e 4 pênaltis sem fazer gol. A conclusão é que assim não há pé quente que resista…
Ininterrupta cobertura esportiva
Reforçando sua presença junto ao público esportivo, a Super Rádio Tupi, líder absoluta de audiência no mercado carioca, anunciou hoje nos jornais do Rio as transmissões de Vasco x Atlético PR (AM/FM/internet) e Coritiba x Fluminense (somente pela internet). A natural expectativa de um bom resultado vai, certamente, fazer crescer os índices de audiência. Em destaque a principal cobertura da noite, acompanhando na íntegra todos os lances da partida do Vasco em São Januário.
Discurso específico em local inusitado
Mais um twitdoor da série. Esse bate nas teclas da relevância, pertinência e objetividade na hora de se fazer comunicação. Leiautes bonitinhos são bonitinhos, né? Mas nem sempre dão conta do recado. Cada peça publicitária integra uma estratégia que requer início, meio e fim, com foco constante no público pretendido. Vale ser conservador no raciocínio e inovador na forma. E, para o melhor resultado, publicidade deve ter conteúdo – não pode ser uma guaribada nos parachoques e sair pra náite. Por isso o toque.
No lugar mais alto
A Super Rádio Tupi, consoante com os intensos preparativos para a Copa de 2014, está em constante atividade: para onde quer que se olhe há alguém instalando um painel da emissora. Esse aí do flagrante acima, obtido ontem, na Ponte Rio-Niterói, às 16h54, está exposto para os 70.000 carros que diariamente fazem o trajeto de Niterói para o Rio, pouco depois da praça do pedágio. A circunstância reúne muito do que vem caracterizando a Tupi nos últimos anos: movimentação permanente, visibilidade ininterrupta e liderança inconteste.
Em tempo: sobre o anúncio destacado no post de ontem, o “atropelamento” de fato ocorreu. O Equador passa bem e, melhor, não perdeu a Linha.
Distância acachapante. Avassaladora.
A única coisa que importa hoje, para a Seleção Brasileira, é o resultado. Se jogar bem e não conquistar a classificação – de preferência em primeiro lugar no grupo – o técnico Mano Menezes vai balançar no galho. E, dependendo da força da ventania, pode até mesmo… Do outro lado, o time equatoriano se vê com uma possibilidade até alguns anos impensável: eliminar o futebol pentacampeão mundial. Por isso, enquanto Mano e o Equador dão tratos à bola, a Tupi comemora: as transmissões esportivas da Copa América disputada na Argentina têm sido alavanca importante no processo de crescimento continuado da emissora. Hoje a distância medida pelo Ibope entre a Tupi, líder, e a terceira colocada, Rádio Globo AM+FM, é acachapante: 47.323 ouvintes por minuto a mais em favor da Tupi. Em relação à segunda colocada, FM O Dia, frente avassaladora, com 42.203 ouvintes a mais. A Super Rádio Tupi marca um golaço atrás do outro.
Quem é líder ri à toa
Na semana passada a equipe da Super Rádio Tupi se reuniu para uma sessão de fotos visando a nova campanha publicitária da emissora, cujo making of será divulgado assim que as peças cheguem à mídia. Todo o primeiro time de comunicadores participou e, nos ensaios fotográficos – como o da foto acima, onde Fernando Sérgio pilota um ônibus imaginário, sob o olhar divertido de Francisco Barbosa – o que não faltou foram brincadeiras, mostrando que a galera está à vontade ou, como se diz na gíria do futebol, o grupo está “fechado”. O entrosamento fora do microfone reflete o bom momento vivido no ar, com a Tupi batendo recordes consecutivos de permanência na liderança.
Nada de propaganda chata, feia e burra
A publicidade tem muitas funções, entre elas algumas quase nobres – outras, muito pelo contrário. Porém, seja qual for o credo que defenda, que sejam permitidas aos nossos delicados cinco sentidos apenas as agradáveis, as harmoniosas e as inteligentes. E mais: que essas tais sejam respeitosas e objetivas. E, de preferência, curtas.
Audiência masculina 62% maior
Um dos destaques da transmissão da Tupi nesse domingo é o clássico Flamengo x Fluminense. Ambos os times na parte de cima da tabela, com o Flamengo querendo retomar o segundo lugar e o Fluminense buscando se aproximar do G4. Mas o maior destaque, de fato, é a supremacia da rádio quando se compara a audiência masculina das duas grandes emissoras com transmissões esportivas regulares: segundo o Ibope de junho, a Super Rádio Tupi tem 115 mil ouvintes homens por minuto, contra 71 mil da Rádio Globo. E, importante, esse dado não se restringe ao futebol, mas sim a toda a programação, ratificando o peso do universo masculino na posição de liderança da Tupi.
Tem Seleção Brasileira e tem Vasco
É o Brasil na Copa América e o campeão da Copa do Brasil em campo. Com duas diferentes atrações, não poderia ter sido em melhor momento que a Super Rádio Tupi multiplicou suas plataformas de transmissão. A emissora irá utilizar seus canais em AM, FM e web para levar aos ouvintes o jogo do Brasil na Copa América, contra o Paraguai, a partir das 16h; e, pouco depois, às 18h30, uma outra equipe estará em São Januário acompanhando o jogo entre Vasco e Internacional. É importante que o público carioca saiba que a Tupi transmitirá os dois jogos. Para tanto, as peças publicitárias foram organizadas de forma criteriosa, criando espaço gráfico diferenciado para o jogo no Rio, no rodapé do layout originalmente utilizado nas partidas da Copa América.
Twitdoors no engarrafamento
A ação de marketing coordenada pela Todos Nós para anabolizar o recall da agência vem se valendo de uma forte ofensiva na web, com suporte em mídia externa – com ênfase nos busdoors. Por sua característica dinâmica, com uma movimentação aleatória no cenário urbano (ainda que com um itinerário pré-determinado, pequenas variações de horário e faixa de rolamento fazem com que o contato do público com o seu contéudo seja randômico), a mídia surpreende em distâncias, ângulos e locais diferentes. Com a campanha composta por 15 “twitdoors”, cada um deles rodando no centro do Rio de Janeiro com uma mensagem exclusiva, a agência busca impactar um universo exigente no seu consumo de comunicação.
Galera promissora, há vagas
Demanda crescente, qualificação do mercado, abertura de oportunidades para novos profissionais etc. O fato é que a Todos Nós está ampliando seu time de craques e está selecionando gente talentosa e motivada para ingressar na equipe. Com oportunidades nas áreas de atendimento e direção de arte (preferencialmente com domínio da técnica de modelagem em 3D), a agência deverá contratar mais um novo nome para a criação ainda no mês de julho. Os que se interessarem podem mandar um e-mail agora para o endereço acima.
Alcance multiplicado
Com uma estratégia clara de ocupação de espaços na mídia, a transmissão do jogo do Flamengo contra o São Paulo foi também divulgada pela Super Rádio Tupi em grandes jornais do Rio, em anúncios de página inteira. Atingir o maior número de pessoas interessadas nos produtos que transmite é um trunfo para quem, como a Tupi, detém um alto grau de fidelização. Fazendo valer seu investimento, a emissora retém um percentual expressivo dos ouvintes eventuais que experimentam sua programação – ainda mais agora, com seu alcance multiplicado pela transmissão simultânea de eventos distintos em AM, FM e web.