E, se como vimos ontem, o negócio é anunciar para manter as vendas aquecidas – e não deixar que o hiato entre o Natal e a chegada das grandes promoções crie uma depressão no gráfico das vendas -, um recurso à mão e bastante agressivo é a mídia em busdoor. Ela é suficientemente ágil para criar, produzir e colar; permite um alto grau de direcionamento; e seu custo por impacto é excepcional. O anúncio acima, feito pela Todos Nós para a Plurex (ela mesma uma exibidora), destaca a visibilidade do meio. O layout, chamativo (porém limpo e equilibrado, com poucos elementos), é o ideal para esse gênero de mídia.
Provocando consumidores
Passado o Natal, as baterias do comércio são voltadas para o Verão, cada vez mais precocemente invadido pelas ações promocionais e liquidações. Esse ano, com um cenário talvez mais acre: as previsões metereológicas apontam para um verão chuvoso e de dias fechados. Como já preconizava um mailmkt que integrou a campanha da Todos Nós no ano passado, o segredo pode estar na forma como o comércio organiza suas estratégias de vendas e de comunicação. Quando se faz questão de resultados, o planejamento pode ser a chave do sucesso.
Um 2012 de sol e mar
Mais uma emocionante travessia
A todos vocês que estiveram conosco nesse enorme transatlântico de 2011, o nosso muito obrigado e os votos de um Feliz Natal. Que o próximo ano traga para cada um de vocês todas as realizações pessoais e profissionais, pelas quais houve tanta dedicação – e merecimento. Um 2012 de luz, paz, saúde e harmonia. Um feliz embarque. E uma romântica, intensa, bem-sucedida travessia.
Anoiteceu, o sino gemeu…
Criamos não um, mas dois webmails de Natal para a Super Rádio Tupi. Uma opção de cunho corporativo, que defende e exalta os resultados obtidos ao longo do ano, foi enviada para um database formado por profissionais da área. No ambiente de extrema competitividade como é o da comunicação, são válidas – e impositivas – todas as alternativas de ocupação de espaço. Como background para a mensagem, um prisma da cidade ao anoitecer. Natalino? não necessariamente. Mas, certamente, inspirador.
Bota excepcional nisso
Para uma emissora majoritariamente popular como a Super Rádio Tupi – e que tem como maiores trunfos a informação, os comunicadores e o bom-humor -, criamos uma mensagem de Natal simples e objetiva: en passant, ela deseja os melhores votos e lembra que o ano foi excepcional, pelos resultados que obteve. Todos os profissionais do meio, que acompanharam a variação dos dados de pesquisa em rádio, testemunharam os números que lhe deram a liderança de audiência em 2011.
Natal todinho azul
A semana é de efervescência natalina e doses cavalares de consumo. As ruas estão cheias, as lojas lotadas e o trânsito parado. Bom para o comércio e para todo mundo que acredita em Papai Noel. É tempo, também, de festa, harmonia e da tradicional troca de mensagens – hoje em dia, quase que exclusivamente virtuais. A Todos Nós, como nos anos passados, desenvolveu cartões para muitos dos seus clientes, como este acima para a Nativa FM, emissora carioca de repertório romântico e audiência maciçamente feminina.
Natal caliente
Na acirrada competição pelo consumidor, as marcas se valem não somente do varejo como também de ações de reforço ao seu posicionamento institucional – afinal de contas, a força da marca é fator determinante na decisão de compra. Com isso em mente, a Todos Nós publicou em dezembro último, na revista Casa & Campo, anúncio de uma página destacando a marca, em uma peça onde a imagem principal é quase um negativo da logomarca. O layout apostou no tom laranja que recorta a silhueta para “esquentar” a mensagem de Natal da Green Grass.
Essa neve derreteu
As campanhas natalinas são uma espécie de “must” do fim-de-ano. Shoppings, associações, lojistas e prestadores de serviço não perdem a chance de desenvolver suas promoções, procurando sempre um apelo diferenciado e que multiplique a procura pelos seus produtos. A Todos Nós foi a vencedora no último ano da concorrência publicitária para elaborar a ação natalina do Sicomércio – em que levava o consumidor para passear (e fazer mais compras) em Nova Iorque. A série de peças tinha como pano de fundo lugares como o Rockfeller Center e o Central Park. Não obstante a concepção criativa vitoriosa, ainda antes da divulgação na mídia a campanha foi modificada e o prêmio cancelado. Perdeu um pouquinho da graça: Natal com neve é sempre mais charmoso.
Outro título que não veio
Hoje o torcedor brasileiro acordou cedo para acompanhar a final do Mundial Interclubes, entre Santos e Barcelona. O resultado não foi favorável ao alvinegro praiano, que sucumbiu à maior categoria do campeão europeu. A decepção diante da enorme expectativa gerada suscitou um outro sonho frustrado: o do hexacampeonato para a Seleção Brasileira, desmoronado diante dos holandeses em 2010. À época, a Todos Nós, a pedido, sugeriu a peça acima para a Xerox, ilustrada com a sequência dos nossos capitães campeões do mundo – e esperando ver levantada mais uma taça pelo capitão brasileiro na África do Sul. Não rolou.
Grafitti virtual
Há pouco tempo atrás a arte dos grafiteiros foi matéria jornalística na cidade: paredões comumente pichados foram pintados e grafitados – e a expectativa era de que passassem a ser poupados da sanha dos pichadores. Coincidentemente, há dois anos a Todos Nós fez uma simulação de grafite no mesmo paredão. O material, que obteve forte repercussão, integrava um amplo portfolio de intervenções virtuais, procurando formas alternativas de exposição da marca da Super Rádio Tupi.
Uma audiência de respeito
Um dos melhores momentos de um dos mais longevos programas do rádio brasileiro – a “Patrulha da Cidade”, há mais de três décadas no ar, sempre na liderança da audiência – foi no primeiro semestre do ano, quando a Patrulha bateu 340.000 ouvintes por minuto. Uma marca excepcional obtida por Coelho Lima e por sua talentosa equipe de radio-atores. A Todos Nós, naturalmente, estampou o número em mais uma objetiva campanha urbana: uma performance como essa merece e deve ser repercutida.
Uma cidade que tem tudo para dar certo
O Prêmio Rio + Empreendedor, criado pelo LIDE Rio e a Rio Negócios para homenagear empresas, entidades e personalidades com contribuição relevante para a expansão econômica do município carioca, é o tema do mini-tablóide de 16 páginas encartado na edição de hoje do Jornal do Commercio. O evento acontecerá no Copacabana Palace, a partir das 12h, e a edição traz o depoimento do prefeito Eduardo Paes e o perfil de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. O anúncio acima, criado pela Todos Nós e veiculado na terceira capa da publicação, se vale, mais uma vez, da beleza encantadora da cidade. Covardia.
Aqui a bola, ops, o mouse não para
À exceção do Mundial de Clubes, com o Santos na expectativa de se tornar tricampeão (disputa, dentro de poucos minutos, a semifinal contra o Kashiwa Reysol), o futebol brasileiro entrou em recesso. Curiosamente, os jogadores vão descansar… jogando bola! A cada santo dia os profissionais disputam uma pelada. É como se os criativos passassem as férias fazendo anúncios ao lado de um chope e um pratinho de linguiça calabresa. Ok, cada um faz como quer – e descanso, lamentavelmente, é coisa que nem todo publicitário pode se dar o luxo de ter. Confirmando essa dolorosa regra, integrou a última campanha da Todos Nós o material acima, que faz troça do regime 24 horas das agências de publicidade. Mas isso se explica: numa agência, toda pelada vale três pontos. E ainda pode decidir o campeonato – ou, o que é muito pior, rebaixar o perdedor pra quinta divisão…