Centenas de corridas diárias

A estratégia em mídia externa da Super Rádio Tupi não prescinde, nos últimos anos, do taxidoor. Com sua extremamente dinâmica ocupação de espaços, a frota adesivada leva a logomarca da emissora para os mais diversos pontos do Rio de Janeiro. A plataforma para divulgação da mensagem, o parabrisa traseiro, é coberto por um adesivo microperfurado, que destaca o dial em AM e FM. Acima, manhã de sol no cruzamento da Avenida Maracanã com São Francisco Xavier.

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Você só tem que aproveitar

A segunda semana de janeiro lembra a todos que o mês é de férias e que a hora é de aproveitar para descansar e conhecer o mundo – seja aquela praia próxima, os parques de Orlando ou enfrentar o cada vez mais rigoroso inverno europeu. A Libertà Viagens tem expertise suficiente para sugerir os melhores destinos, pelos melhores preços, como você verifica na peça acima, criada pela Todos Nós para a operadora. Rápida e hábil na compra de passagens, na reserva de hotéis e na preparação do seu roteiro, aos clientes resta espairecer e aproveitar a viagem. Do mais, a Libertà se encarrega.

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Fuja deles. Se puder

A cobertura esportiva está nadando de braçada no mais recente escândalo da arbitragem brasileira – afinal, é bem melhor do que cobrir treinos físicos e as falácias das contratações que não se concretizam. O ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca acusou o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sergio Correa, de “mariquinha e corrupto”, e que teria sido induzido pelo dirigente a beneficiar o Corinthians, a quem Sergio chamava de “Timão” (http://glo.bo/zyu88B). Ambos – acusador e acusado – são vistos com extrema reserva por boa parte do público. E, fique provada ou não a afirmação, a arbitragem brasileira, que já é de baixa qualidade técnica, mantém-se sob suspeita de baixo nível ético e moral. Não à toa, em 2010 uma peça publicitária da Todos Nós já recomendava não deixar suas perspectivas de sucesso nas mãos do juiz. Pelo sim, pelo não, evite dissabores.

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O preto no branco. Valeu?

Acompanhando na mídia boa parte das campanhas veiculadas nos últimos anos, surpreende que a publicidade tenha muitas vezes escondido ou abandonado o próprio produto que anuncia, como no caso dos carros, que, hoje, se apresentam como “divertidos porta-trecos”; dos planos de saúde, onde o produto é “família unida e risonha”; dos bancos, que foram além, desqualificando de tal forma o seu próprio serviço que a assinatura de uma grande instituição bancária é “o banco que nem parece banco”. O fato é que, dos supermercados aos empréstimos para aposentados, o produto se tornou um só: gente feliz (geralmente noruegueses). Deboche, acinte ou puro desprezo pela inteligência alheia, é bom ver peças como a exibida hoje na página 2 de O Globo. A chamada do cartaz é “Você quer ser herói ou vergonha de sua família?”. O redator mandou um papo direto e reto. A criação é da Assinap (que assina a peça, ao lado da Polícia Militar) e aprovação coube ao comandante-geral Erir Ribeiro. É um bom exemplo de como o texto publicitário pode ser incisivo – sem subterfúgios ou gracejos. Fala para o seu público-alvo e, ainda que de forma dramática, seu discurso não deixa margem à dúvidas. Destaque para o “olho” na parte inferior central, duplicando a imagem das algemas, revelando a preocupação em enfatizar a condição de detento do personagem (foto com atores, produzida especialmente para a ação). O plano de mídia prevê a colagem nos 39 quartéis do estado. Vale considerar que a ostensividade nem sempre é o melhor caminho para o texto publicitário, que procura as sutilezas que falem ao subconsciente – mas o caminho oposto, a negação do produto, leva inexoravelmente à irrelevância da propaganda.

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Mantenha-se em forma

Como o post de ontem versou sobre atividade física, é oportuno lembrar que o condicionamento pessoal não difere tanto assim do empresarial. O fôlego de um negócio depende muito do quão bem preparado ele está. A publicidade provoca um ganho cardiovascular importante: permite visibilidade, empatia, credibilidade e interação. A campanha em mídia externa criada pela Todos Nós para a Plurex, a maior empresa do Estado do Rio no segmento OOH, investe nesses valores – como na peça acima, onde um jovem executivo impecavelmente trajado paga, sorridente, as suas flexões. Boa saúde depende de exercícios e movimentação constante. Sob todos os sentidos.

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Malhação com raquete

No início de 2011 apostamos em uma nova atividade física indoor, criando a peça que trouxe mais diversidade para o espaço fechado das academias de ginástica, como a original iniciativa acima. E 2012 promete ser um ano de muita prática esportiva, com a realização das Olimpíadas de Londres e o país cada vez mais estruturado para receber a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas do Rio (2016). Um bom conselho? mantenha-se em forma. Só faz bem.

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Revitalização da Zona Portuária

Hoje os jornais cariocas noticiam o novo esquema de tráfego nos acessos à cidade via Cais do Porto. As alterações gerarão retenções, mas são inevitáveis: o Rio de Janeiro atravessará o verão como um gigantesco canteiro de obras e um dos mais ambiciosos projetos visa justamente a recuperação da região. Irá abaixo o Elevado da Perimetral e o trânsito da área será todo absorvido pelo Mergulhão, tornando subterrâneo o que antes era suspenso. O casario dos bairros portuários também será restaurado. Já era tempo. Parte importante da história do Rio vêm desmoronando ao longo dos anos. O lançamento do projeto de revitalização foi tema de anúncio recente criado pela Todos Nós para o CDL Rio. A expectativa é de que, finalmente, o Rio preserve o passado – e construa o futuro de forma criteriosa. Porque refazer custa tempo e dinheiro.

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Tessitura delicada

O minimalismo na criação publicitária foi dominante no início dos anos 2000. Deixou como herança uma percepção mais sutil do discurso da propaganda, mas foi soterrado ao longo da década pelo impacto cinematográfico da imagem, do branding da monocromia e do já desgastado non-sense. Fontes elegantes, mas com naturais limitações. Tudo a seu tempo. Aproveitando esse início de ano, quando se projetam tendências e se revê o realizado, destacamos que, já no século passado,  a Todos Nós era uma entusiasta da abordagem delicada. Para a Revista Desempenho, aclamada publicação da Fundação Instituto Miguel Calmon, de Salvador, criamos a contracapa acima, divulgando a sua prestigiada premiação anual. A aprovação foi do ousado executivo baiano Juracy Reis. Os anos passam. O bom trabalho fica. Ainda bem.

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Profissionalização crescente

Acompanhamos com otimismo o noticiário desse fim-de-semana, que anuncia a retomada dos investimentos e das perspectivas de bom faturamento na Rua Teresa. O famoso pólo comercial é de capital importância para a economia petropolitana e seu sucesso implica na ampliação do número de empregos e da realização de negócios. A Todos Nós Comunicação e Marketing participou da fundação da associação de empresários que deu à Rua Teresa um posicionamento mais competitivo, em 1998, e durante muitos anos contribuiu com suas ações na mídia – como o trabalho acima, realizado em 2007, criando a logomarca e as peças de lançamento do esperado núcleo de atendimento a turistas, consumidores e lojistas. Desde então o Centro de Moda vem sendo constantemente aprimorado e é valioso suporte para o desenvolvimento local.

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O seu ano

Podemos esperar desse ano que começa hoje muitas coisas boas. É um ano auspicioso, de um número mágico. Todos nós, intimamente, temos certeza de um ano para lá de especial. Um ano promissor. Multiplicador. De muitas cores. Muitos vôos. Muitos sonhos realizados, planos concretizados, projetos encaminhados. Será um ano sim. Vamos subir.

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Papo cabeça e Feliz Ano Novo

2011 veio e já acabou. Chegamos de novo ao momento das comemorações, do espumante e das expectativas. A idéia é festejar e entrar no novo ano com o pé direito. Obviamente não faltarão pedras no caminho – por isso, convém permanecermos serenos ante cada pequeno desafio cotidiano. Tornar 2012 uma experiência bem-sucedida é missão individual, que pode se transformar em saudável egrégora coletiva. Papo-cabeça, esotérico? OK, pode ser. Mas amanhã é um bom dia para ser feliz. Mergulhe nele.

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Azul da cor do ma… do ônibus

Um outro exemplo interessante de integração entre o suporte de mídia externa e uma criação específica para o suporte temos nesse backbus superior (cujo nome comercial é “maxdoor premium”). Os tons da Real Auto Ônibus e da Nativa FM são os mesmos – e aí, embora o adesivo publicitário criado pela Todos Nós ocupe menos da metade da traseira do carro, a similaridade de tons dá unidade à peça e reforça seu apelo visual.

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Ooh: diversas composições e sutilezas

A hoje redenominada mídia OOH (out of home) permite combinações e adaptações de acordo com o suporte em que está sendo exibida (ou mesmo a localização geográfica do anúncio, como exibimos no post de ontem, onde uma peça referenciava a Avenida Brasil e estava instalada na própria avenida). Ao criarmos o adesivo acima, que investiu nos tons da marca da Super Rádio Tupi – o vermelho e o amarelo-ouro, além do branco -, privilegiamos os carros da viação que tinham cores idênticas às da emissora. Naturalmente, não que seja essencial. Mas é um pequeno detalhe que dá ainda mais sabor às campanhas.

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Olha o pichador

Dia nublado e trânsito intenso. Embora seja período de férias escolares e muitas empresas dêem férias coletivas às suas equipes, os engarrafamentos no Rio de Janeiro não aliviam ninguém. E foi justamente ao gigantesco fluxo de carros que a Todos Nós recorreu ao criar o painel que você confere acima, instalado no início da Avenida Brasil, altura do Caju, 200m antes do acesso para a Linha Vermelha. A peça teve enorme repercussão em 2011 e comparava o total de veículos diários da via expressa com o total de ouvintes por minuto da Super Rádio Tupi… e, pasme, ainda assim a emissora ganhava. O anúncio, visto diariamente por dezenas de milhares de pessoas, simulava ainda a ação de um pichador, que dava números finais à audiência da rádio. Uma ação em mídia externa divertida e funcional.

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