Ao longo dos anos, aqui na Todos Nós fizemos dezenas de campanhas educativas em prol de um trânsito mais seguro. Não somente nós: milhares de agências de propaganda criaram materiais pedindo mais prudência por parte dos motoristas. Infelizmente, uma coisa que podemos assegurar é que não houve o menor indício de resultado. Em toda a década, o número anual de mortes por acidente de trânsito permanece próximo de 40 mil vidas perdidas, dependendo do ano. Lógico que, por conta da pandemia, este ano haverá uma substancial redução – mas certamente isso não indica uma mudança de comportamento. Em uma das peças que criamos, nos dirigimos a uma parcela específica dos condutores, aqueles adeptos do combo bebida + direção. Fomos ostensivos na imagem e enfáticos no texto: “Beber e dirigir é uma ameaça à vida de quem não tem nada a ver com isso. É covarde. É injusto. É vergonhoso.” Apesar da contundência, a nossa campanha foi certamente mais uma que não mudou absolutamente nada. Para nossa tristeza e frustração, campanhas publicitárias não têm este poder de influência. Pena.