Na Revista do Empresário (publicação da ACRJ) que circulou nesse mês de outubro o Jornal do Commercio registrou a passagem dos seus 184 anos, em anúncio de página inteira criado pela Todos Nós. Interessante destacar que ambos – a Associação Comercial do Rio de Janeiro e o jornal – são instituições centenárias, fundadas na primeira metade do século XIX. A Praça do Comércio (nome original da entidade que viria a ser a ACRJ), inaugurada pouco depois da chegada de D.João VI ao Brasil, favorecia o equilíbrio das transações comerciais; e o Jornal do Commercio foi o título com que Pierre Plancher – bonapartista emigrado da França em 1822 – rebatizou o Diário Mercantil que comprara por um conto de réis. O JC começou a circular em 1827 e, na barafunda de periódicos pró e contra D.Pedro I, fazia parte da base de apoio ao governo. Em 1831, sob extrema pressão do contexto local, o Imperador, politicamente fragilizado, abdicou e seguiu para Paris. No ano seguinte Pierre Plancher vendeu seu jornal para os também franceses Junius Villeneuve e Reól Mongenot, permanecendo à frente da publicação por mais um ano e meio antes de retornar à Europa. Iniciava aí o segundo capítulo de uma longa trajetória entremeada com a história do País.