Vasco e Fluminense decidem, logo mais, no Engenhão, a Taça Guanabara 2012. No anúncio veiculado hoje nos jornais O Dia e Marca (divulgando a transmissão do jogo pela Super Rádio Tupi), procuramos um enfoque diferente do oferecido pelos demais canais da mídia. Destacamos o equilíbrio nos resultados, acirrando ainda mais a rivalidade entre as duas equipes: por quatro vezes Flu e Vasco decidiram a Taça GB, com cada um deles sendo campeão em duas ocasiões (Fluminense em 1985 e 1993; Vasco em 1987 e 1994). O viés reforça a percepção de uma cobertura diferenciada por parte da emissora, que, não à toa, é líder de mercado.
O malandro-propaganda
Ainda sob a ressaca do Carnaval, nada mais oportuno que reverenciar um personagem do esporte que sempre foi um entusiasta das festas de Momo – e que, em sua atividade futebolística, somente nos últimos anos teve seu talento devidamente reconhecido: Joel Santana. Com seu discurso bem-humorado e popular, o treinador controla a mídia com sofisticada habilidade, e cada movimentação sua é candidata às manchetes (desbancando cantoras de axé e pagodeiros, é o novo malandro-propaganda das campanhas de cerveja). Se a sua inesperada ausência (fala, Deivid!) da decisão da Taça Guanabara mudou, momentaneamente, a direção dos holofotes, os jornais cariocas o mantiveram em cena, recuperando imagens de velhos carnavais (você consegue identificá-lo na foto acima, no flagrante de Eurico Dantas, em 1973?). Boleiro, estrategista, comunicador e marqueteiro, Mr. Santana é A estrela. Evoé, Professor!
De volta ao batente
Houve quem ficasse de pernas pro ar. Houve quem se esbaldasse. Houve até quem fosse – velhos tempos – caçar tatuí na beira dágua. Mas acabou. Deu Mocidade em São Paulo e Unidos da Tijuca no Rio. Para alguns, esse carnaval ainda se espicha por mais quatro dias no bem-bom. Para outros, nem isso (é o nosso caso, snif). Como mostrava esse antigo webmail da Todos Nós, até com os pés de molho a gente está pensando em propaganda. Aqui não tem moleza.
Prugurundum
Virando a cabeça da cidade
A Super Rádio Tupi é também rainha do carnaval carioca – e líder também na Sapucaí, acompanhando cada momento dessa grande festa popular. O novo busdoor da emissora é irreverente na mensagem e inusitado no formato (ou vice-versa). Seja como for, é pra lá de adequado à rotina da cidade nesse mês de fevereiro: samba, alegria e gente bonita. Condições de temperatura e pressão adequadas para virar a cabeça de qualquer um…
O Zé Caninha bebe um pouco
Carnaval chegando, estradas cheias, cerveja gelada – e as consequências de sempre, geralmente irreversíveis. A cada acidente novas leis são cogitadas para punir quem dirige alcoolizado. O dano e a consciência sobre o tema vêm crescendo. Fato é que o alcoolismo é um problema grave não somente no trânsito, mas também nas relações profissionais e familiares. Empresas que lidam com um grande contingente de trabalhadores braçais não raro têm altíssimos índices de consumo de álcool – dentro do próprio ambiente de trabalho. Mediante o job de uma grande instituição, a peça desenvolvida pela agência (e não aprovada pelo cliente, que temeu a abordagem proposta: HQs onde personagens de perfil idêntico aos trabalhadores assumiam o vício) foi direto ao ponto. Veja acima um dos cartazes. A logomarca do cliente foi substituída pela logo da agência – já o problema não foi substituído e permanece atual.
O sonho de consumo
O Flamengo estreia hoje na fase de grupos da Taça Libertadores em um jogo difícil, contra uma equipe argentina que joga em casa. Ronaldinho Gaúcho, mais uma vez convocado para a Seleção de Mano Menezes, é a estrela do elenco, reforçado pela chegada de Papai Joel e Vágner Love (reforço que já é desfalque, suspenso). Se é dia de estreia para o time da Gávea, estreamos também um novo layout para divulgação das transmissões da Super Rádio Tupi - com fonte e grafismos que remetem à garra com que a competição é disputada, em campos do gênero “alçapão”, contra adversários ríspidos (ou um pouco mais que isso…) e jogos arbitrados por juízes sem carinho pelos falantes do português. Não obstante, esse é, enfim, o sonho de consumo de 10 entre 10 clubes brasileiros. A Super Tupi, a emissora brasileira com maior tradição em jogos da Libertadores (e que já transmitiu as conquistas de Flamengo e Vasco, em 1980 e 1998) vai estar no estádio: você pode escutar pela internet ou pelas frequências 96,5 FM e 1.280 AM.
Questão de handicap
Quando a Green Grass, grife com larga tradição na Zona Sul do Rio, resolveu retomar sua operação na serra fluminense (sua origem, afinal de contas), coube à Todos Nós a elaboração da campanha publicitária. A opção foi por uma comunicação elegante, que reforçasse o posicionamento da marca. Acima, uma das peças.
Invista no seu negócio e lucre
Mandinga, reza, mutirão, gincana, promoção… Você pode fazer de um tudo para obter melhores resultados comerciais. Propaganda de qualidade, porém, continua sendo um senhor atalho para o sucesso das vendas. Quem fez, não se arrependeu – pelo contrário: achou barato. Essa que você vê acima integrou recente campanha da agência na internet. Investimento que trouxe rentabilidade.
Destino, garagem
Em anúncio criado pela Todos Nós há dois anos (como suporte à participação do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul), no texto realçando que o objetivo de todos era comum – mas diferindo no itinerário a ser cumprido -, a chamada se referia à trajetória mais longa (com mais jogos) que a seleção campeã necessitaria. Ironicamente, o “só que cada um no seu itinerário” era sublinhado, na arte, pelo nome do volante Felipe Melo. Não sabíamos então, mas o itinerário do impetuoso jogador seria mais curto (o chuveiro) e arrastaria todo o Brasil mais cedo para a garagem…
Velocidade a mil
O sábado de hoje, a uma semana do feriado de Carnaval, é um dia propício para a Rua Teresa. Um bom dia para destacarmos uma das mais bem-sucedidas marcas femininas do pólo, a “Km/h – kilômetro por hora”, para quem redesenhamos a logomarca. Torcemos para que hoje sejam batidos muitos recordes de vendas.
Análise econômica nacional
Recentemente demos destaque ao trabalho realizado pela Fundação Instituto de Análises Econômicas Miguel Calmon/IMIC . Boas recordações: durante boa parte das duas décadas em que a revista Desempenho das Empresas foi publicada, com circulação nacional, coube à Todos Nós a criação das campanhas publicitárias. O anuário granjeou prestígio pela abrangência e correção dos seus princípios técnicos, contemplando grupos empresariais de todo o País.
O máximo, pelo mínimo
Atribuição precípua de uma agência de publicidade é o controle dos custos. Zelar pela aplicação correta do budget, reduzindo gastos (sem comprometimento da visibilidade), é atributo indispensável em uma economia como a brasileira, demasiadamente volátil. A peça acima, veiculada pela agência na campanha comemorativa dos 12 anos, enfatiza a importância do tema.
Quente, linda, charmosa
O calor dos últimos dias tem sido inclemente e não tem tornado nada fácil a vida dos cariocas nas ruas. Quem está nos carros e ônibus com ar-condicionado têm a sensação de desconforto amenizada – mas nem sempre resolvida. Por outro lado, os dias têm sido bonitos e o verão é a estação que melhor exprime o estado de espírito da cidade. A Plurex, a empresa que detém a maior frota de ônibus adesivados do estado, tem por ofício estar nas ruas – e lançou esse ano uma nova campanha em mídia externa, em criação da Todos Nós. Nela não faltam sol, nem beleza, nem calor. Ou seja: a Plurex é a cara do Rio.