Uma data para ficar na História

O Jornal do Commercio completa hoje 185 anos de circulação – um extenso período de tempo, iniciado em um Rio de Janeiro pós-colonial por um francês bonapartista, fugido da Europa por ter publicado livros considerados “revolucionários”. Aqui, após ser confundido com um francês falsário e passar uma noite trancafiado na masmorra, Pierre Plancher fundou sua folha, a qual batizou de “Jornal do Commercio”. A política corria nas veias do jornalista e logo ele fez do JC um dos apoiadores do governo de Pedro I. Poucos anos depois, porém, ao trocar de lado, viu a mão pesada do Império se virar para esmagá-lo. Arisco, voltou à França, não sem antes vender seu jornal a um patrício, Junius de Villeneuve, que deu continuidade à já conturbada infância do jornal. O que ninguém em sã consciência poderia imaginar era que, mais de 180 anos depois, o periódico ainda existisse e, mais, se apresentasse com tal vigor. Quem tenha a mais leve dúvida que corra às bancas e compre a opulenta edição de hoje do Jornal do Commercio, com centenas de páginas e dezenas de anunciantes. Repare também na bonita sobrecapa em offset: a criação da Todos Nós, que você vê acima, traz na frente e no verso imagens de época (boa parte delas pertecente aos arquivos do jornal) e o texto da editora Jô Galazi. No miolo, reprodução de um dos anúncios da campanha, que vêm ilustrando esse blog desde a semana anterior. Hoje será celebrada, no Copacabana Palace, essa data histórica, em um evento de gala para 1.500 convidados. Uma festa inequivocamente merecida para um jornal que é parte da História do Brasil.

Em Clientes

Comente

Seu e-mail não será publicado ou distribuído. Os campos obrigatórios estão assinalados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>